Pesquisa
principais projetos
2012– Atual
O PELD-ILOC é um projeto de pesquisa ecológica de longa duração que monitora as comunidades dos ambientes recifais das ilhas oceânicas brasileiras (Arquipélago de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha, Atol das Rocas e Ilha da Trindade). Dentre os objetivos do PELD-ILOC, somos responsáveis por avaliar a dinâmica temporal do caranguejo-aratu (Grapsus grapsus) e pelo monitoramento do plâncton.
2017 – Atual
Biologia do caranguejo terrestre Johngarthia lagostoma (H. Milne Edwards, 1837) e do caranguejo aratu Grapsus grapsus (Linnaeus, 1758) na Ilha da Trindade. O projeto visa estimar a maturidade sexual e avaliar a estrutura populacional das duas espécies de caranguejos mais abundantes da Ilha da Trindade.
​
2013 – 2017
O Projeto MAArE surgiu a partir de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a equipe técnica da REBIO Arvoredo, com recursos financeiros da PETROBRAS. O monitoramento ambiental levantou dados de diferentes áreas da oceanografia e da biologia, como características climáticas e fisico-químicas; fito e zooplâncton marinhos; e de invertebrados marinhos.
2020 - Atual
Avaliação, Previsão e Sustentabilidade dos Ecossistemas do Atlântico. O objetivo do AtlantECO é determinar a estrutura e função do microbioma do Atlântico no contexto da circulação oceânica e presença de poluentes, por exemplo, plásticos, para avaliar seu papel na condução da dinâmica dos ecossistemas do Atlântico nas escalas regional e de bacia oceânica.
PROJETO PLANCZEU
2016 – Atual
Diversidade das comunidades planctônicas associadas aos ciclos biogeoquímicos da zona eufótica nas ilhas oceânicas e no gradiente latitudinal entre o Arquipélago de São Pedro e São Paulo e a Ilha da Trindade. Iremos analisar a diversidade genética das comunidades planctônicas, suas funções no ecossistema, além de estabelecer um modelo biogeoquímico do nitrogênio e carbono da superfície oceânica e analisar as características físicas dos ambientes insulares e de todo o percurso que os separa, incluindo temperatura, salinidade, direção e velocidade de correntes.
2018 – Atual
Monitoramento do plâncton na plataforma rasa de Santa Catarina (SC). Esse projeto objetiva analisar a composição e abundância do zooplâncton, como indicador da variabilidade das comunidades marinhas, associada à variabilidade meteo-oceanográfica. Dados meteo-oceanográficos são coletados in situ por uma bóia do Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta).